Boas Vindas

Seja bem vindo(a) ao meu blog e não deixe de visitar também os links relacionados, onde poderão ser visualizadas mais de 4000 fotos, além de vídeos de Morada Nova de Minas.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Noticias

Aeronave leve mais rápida do mundo produzida na UFMG obtém reconhecimento de entidade internacional

Sexta-feira, 15 de abril de 201

A recente homologação de quatro recordes mundiais em aeronáutica representa o coroamento de um longo trabalho de pesquisa e desenvolvimento científico realizado no Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA-UFMG). Após 11 anos de trabalho, a Fédération Aéronautique Internationale (FAI), entidade com sede na Suíça e que homologa os registros em aviação, reconheceu o CEA-308 como o avião leve mais rápido do mundo.

O projeto da aeronave surgiu durante a graduação de Paulo Iscold, hoje professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG. “Desde o início, sabíamos que estabelecer um recorde absoluto de velocidade seria difícil. Assim, focamos em uma marca para aviões de até 300 kg, projeto que poderia ser realizado dentro da Universidade”, explica ele, citando que o último recorde com piloto e aeronave brasileiros reconhecido pela FAI pertencia ao aviador Alberto Santos Dumont.

A aeronave bateu três recordes mundiais de velocidade (percursos de 3, 15 e 100 quilômetros) e um de razão de subida (até três mil metros). No caso deste último, o desempenho foi além das expectativas, já que o protótipo não fora projetado para superar a marca. A explicação para o sucesso, segundo Iscold, está na aerodinâmica. “Toda a estrutura e a concepção do projeto foram desenvolvidas aqui na Universidade”, lembra ele, acrescentando que o processo incluiu cálculos, testes em solo e em voo. Bem-humorado, ele comenta: “Agora, os segredos para fazer o avião voar assim eu não posso revelar, senão você vai lá e quebra o nosso recorde”. Os recordes anteriores já eram bem antigos, sendo que o mais recente, na modalidade de percurso de três quilômetros, foi cravado em 1999, na Áustria

(Boletim UFMG, edição 1733)

Nenhum comentário: