Boas Vindas

Seja bem vindo(a) ao meu blog e não deixe de visitar também os links relacionados, onde poderão ser visualizadas mais de 4000 fotos, além de vídeos de Morada Nova de Minas.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Meio Ambiente

Quão Ambientalista Somos Nós?

Alberto Antonio de Oliveira

Algumas pessoas são deliberadamente poluidoras, outras acham que não poluem. Uns se consideram ambientalistas e outros se julgam verdadeiros defensores da natureza. Ser ambientalista está na moda, mas será que realmente conhecemos o mundo em que vivemos e temos noção dos grandes problemas ambientais? Segundo os especialistas é quase impossível gastar um tostão sem poluir, pois, tudo aquilo que consumimos gera um grande impacto ambiental negativo. Todos os dias todos nós despejamos toneladas e mais toneladas de CO2 na atmosfera. Portanto, somos todos poluidores. A ONG “Iniciativa Verde” fez os cálculos e chegou à conclusão que a cada real gasto contribuímos da seguinte forma para a poluição do meio ambiente:

Ao comer carne – jogamos 2,3 kg de gás carbônico na atmosfera; usar cimento - 2 kg; abastecer o carro a gasolina – 720 g; abastecer o carro a álcool – 142 g; usar avião – 208 g; usar ônibus – 185 g; usar papel sulfite branco – 164 g; energia elétrica – 105 g; copo de vidro – 65 g; papel reciclado – 62 g; copo descartável – 57 g e andar de metrô – 52 g. A lista de atitudes poluidoras é grande – citamos aqui apenas as principais.

Visto dessa forma, reformar a casa ou fazer um churrasquinho com os amigos são alguns investimentos mais cruéis para a natureza. Entretanto, ao instalar um sistema de energia solar e optar pelo metrô,tornamos nosso dinheiro mais ecológico.

Ambientalista ou não, vivemos numa sociedade consumista. Então, calcule qual é a pegada de carbônico e CO2 que você joga todos os dias na atmosfera. Enfim, pense como seu dinheiro pode produzir mais ou menos CO2. O Meio Ambiente agradece.

4 comentários:

Ana Claudia disse...

Mais uma bela matéria Alberto Oliveira. Na realidade em que vivemos é quase impossível termos uma noção exata de quanto prejudicamos o planeta e menos ainda sabermos das coisas básicas que podem ser feitas para amenizar este prejuízo. Presenciamos um modismo ambiental, enquanto que o correto seria uma verdadeira concientização ambiental. O ser humano é o único animal que destroi o seu habitat natural!!!!

Lucas Donizete da Silva disse...

Caro amigo, Alberto. Diante de sua bela matéria, tenho até que te agradecer. Senti-me aliviado ao perceber que durante a semana provoco menos poluição, pois almoço sem carne e me desloco de ônibus todos os dias. Agora preciso melhorar meus finais de semana...

Alberto Oliveira disse...

Ana cláudia e Lucas Donizete, elogios são sempre bem-vindos, principalmente vindo de vocês.É muito bom saber que o que estamos escrevendo está agradando. Brigadão !!

Harley Moura disse...

Alberto,
Também estou fazendo a minha parte. Não uso avião há um bom tempo (por falta de grana mesmo). rss
Deixando as brincadeiras de lado, achei bacana a postagem, que de certa forma nos remete a uma análise da forma como vivemos.