Boas Vindas

Seja bem vindo(a) ao meu blog e não deixe de visitar também os links relacionados, onde poderão ser visualizadas mais de 4000 fotos, além de vídeos de Morada Nova de Minas.

sábado, 2 de abril de 2011

Exploração de Gás vai permitir geração de emprego e distribuição de renda na região

Após reivindicação do deputado Estadual Arlen Santiago sobre as atividades da Cemig na Bacia do São Francisco, relativas à exploração de gás natural, o presidente Djalma Bastos de Morais informou que a Companhia, em consórcio com as empresas Codemig, Orteng, Sipet Participações (empresa do Grupo Delp) e Imetame é concessionária nos Blocos SF-T-120 e SF-T-127 e com as empresas Codemig e Imetame nos Blocos SF-T-104 e SF-T-114.

De acordo com Djalma Bastos, as concessões foram arrematadas em leilão promovido pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) em dezembro de 2008, durante a 10ª rodada de licitação de blocos exploratórios, sendo que a participação societária da Cemig é de 24,5% nos quatro blocos.

Os contratos de concessão assinados com a ANP determinam a fase de exploração com duração total de seis anos, sendo o primeiro período com duração de quatro anos e o segundo, com duração de dois anos. O primeiro período vence em 30/06/2013 e o segundo, em 30/06/2015.

O deputado Arlen Santiago disse que o gás natural possui baixo impacto ambiental, substituindo formas de energia poluidora.

- O gás, além de ser mais econômico e poder ser utilizado em diversos segmentos, contribui para a redução do desmatamento - afirmou o parlamentar.

Segundo o presidente da Cemig, atualmente, está em andamento a etapa de licenciamento ambiental para execução dos levantamentos sísmicos, bem como a seleção das empresas que farão este levantamento. Os investimentos totais estimados para os quatro blocos é da ordem de R$ 60 milhões.

No mês passado, Arlen Santiago ainda solicitou, em audiência com o diretor-presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais - Gasmig, e também Diretor de Exploração de Gás da Cemig, Fuad Jorge Noman Filho, a agilização da exploração de gás no norte do estado, pois segundo o parlamentar, a exploração permitirá geração de empregos e distribuição de renda na região, promovendo ainda mais o desenvolvimento dos municípios.

Áreas dos blocos exploratórios

A Cemig é responsável pela exploração de gás em 19 municípios, que estão distribuídos por Blocos.

- Bloco SF-T-104: Campo Azul, Ubaí, Brasília de Minas, São João do Pacuí, Coração de Jesus, São João da Lagoa, Lagoa dos Patos, Ibiaí, Ponto Chique e Buritizeiro;

- Bloco SF-T-114: Lagoa dos Patos, São João da Lagoa, Jequitaí, Várzea da Palma, Pirapora e  Buritizeiro;

- Bloco SF-T-120: João Pinheiro, Buritizeiro, Várzea da Palma, Lassance, Três Marias e São Gonçalo do Abaeté;

- Bloco SF-T-127: Três Marias, Lassance, Felixlândia, São Gonçalo do Abaeté e Morada Nova de Minas.

Nenhum comentário: