Boas Vindas

Seja bem vindo(a) ao meu blog e não deixe de visitar também os links relacionados, onde poderão ser visualizadas mais de 4000 fotos, além de vídeos de Morada Nova de Minas.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Medicina Popular

Parteiras

Hoje, 12 de abril, comemoramos o dia da PARTEIRA . As “obstetras" de antigamente que ainda atuam nas regiões mais afastadas dos centros urbanos dando suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto. Essas mulheres desempenharam um importante papel na história do Brasil e, porque não dizer, no mundo. Elas são tão importantes que a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu, em 1991, o dia Internacional da Parteira. Como cheguei ao mundo através das mãos de uma Parteira quero aqui reverenciar a nossa saudosa Vó Luiza, importante e querida parteira de Morada Nova.

5 comentários:

Lucas Donizete da Silva disse...

Que coicidência, Alberto! Há poucos dias descobri que um meu amigo aqui de Contagem, na verdade, é de Paineiras e sobrinho da parteira Dona Deodata, minha vó de umbigo. Nossas homenagensa a ela também.

Harley Moura disse...

Prezado Alberto,
Não sei se cheguei ao mundo pelas mãos de uma delas, mas pelo fora que dei na escola quando criança, é bem possível. Me lembro, e minha mãe e tias também não me deixam esquecer, que quando a professora da primeira sério de grupo (Frei Orlando) explicava que a nossa pátria era o local onde nascemos, prontamente gritei "então minha pátria é na casa da Maria do Levino". Provavelmente foi nesta casa que nasci, pelas mãos santas de uma parteira.

Alberto Oliveira disse...

Harley,
Com certeza vc chegou ao mundo com ajuda de uma parteira e ainda levou aquela tradicional palmadinha no popô,pois naquela época,em Morada Nova, mesmo tendo médico na cidade eles só faziam partos acompanhados por uma parteira.

Muito engraçado a sua fafe na escola.(kkk....kkk...kk...kkk..) Abração.

Anônimo disse...

desculpe fugir ao assunto, mas como e realizado o acesso a internet em morada de minas
obrigado

Harley Moura disse...

O acesso à Internet em Morada Nova de Minas é feito via Rádio, através de provedor local ou por celular da VIVO ou OI. Há pouco tempo atrás surgiu uma conversa sobre a chegada da Velox na cidade, mas não temos essa informação confirmada e se já está em operação.