Boas Vindas

Seja bem vindo(a) ao meu blog e não deixe de visitar também os links relacionados, onde poderão ser visualizadas mais de 4000 fotos, além de vídeos de Morada Nova de Minas.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Dia de Monteiro Lobato e do Livro Infantil

Hoje, 18 de abril, comemora-se o nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiros, que escreveu, entre outros temas, obras que criticavam a inércia e a impotência do caipira brasileiro, através da personagem caricatura Jeca Tatu. Hoje comemora-se também o Dia do Livro Infantil, exatamente em homenagem a Moteiro Lobato, por causa de sua monumental obra O Sítio do Pica-pau Amarelo. Para participar destas homenagens publico dois poemas, que refletem as influências que tive na infância, tanto das crenças sertanejas, quanto dos livros infantis.


MULA-SEM-CABEÇA
LOBISOMEM
SOMBRAÇÃO
JOÃO PAPUDO
CIGANO
ESCURIDÃO
MÃE-DO-OURO
MARIA PATÁ
CAPETA, SACI
O BICHO VAI TE PEGAR
CALA A BOCA SENÃO TE CAPO,
QUE OS MAIS VELHOS ESTÃO CONVERSANDO
BANANA DE NOITE DÁ INDIGESTÃO
LEITE DE SAPO
MANGA COM LEITE FAZ MAL
DEUS CASTIGA, NÃO DÁ PERDÃO
O REINO DO MEDO É NO SERTÃO.
NÃO SEI COMO SOBREVIVI.
TALVEZ PORQUE FUGI.
TALVEZ PORQUE, NA VERDADE,
O QUE EU MAIS TEMIA
(E DO QUE, NO FUNDO, FUGIA)
FOSSE A MEDIOCRIDADE.
E FOI ESTA,
EXATAMENTE ESTA,
A SOMBRAÇÃO QUE ME PEGOU
(MENINO RUIM QUE NÃO FOI PRO CÉU).
QUANDO ME PERDI NESTE MUNDÃO,
CAÍ FÁCIL NO SEU MUNDÉU.

Troc - troc troc - troc
Vão cantando os tamanquinhos
Chap - chap - chap - chap
Bebe leite o gatinho.

O gato ainda dorme
Derramando o seu rom-rom
E o trenzinho nos dormentes
Tintim-pompom tintim-pompom tintim-pompom.

Dó - ré - mi - fá - fá - fá
Dó - ré - dó - ré - ré - ré
Dó - sol - fá - mi - mi - mi
Para com isso tenha dó.

E a galinha da vovó
Não faz mais coro-co-có.

Eu cresci ou fiquei surdo?

Nenhum comentário: