Boas Vindas

Seja bem vindo(a) ao meu blog e não deixe de visitar também os links relacionados, onde poderão ser visualizadas mais de 4000 fotos, além de vídeos de Morada Nova de Minas.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Empresa vai explorar gás natural em Morada Nova de Minas

Fonte: Estado de Minas
Luiz Ribeiro

Um novo poço para exploração de gás natural na área mineira da Bacia do Rio São Francisco será perfurado pela Cisco Oil & Gás, do Grupo UBX, em Morada Nova de Minas, município com 8,5 mil habitantes, a 320 quilômetros de Belo Horizonte, na Região Central do estado. A empresa, que apesar da sigla não está ligada à EBX, de Eike Batista, entrou com pedido de licença ambiental para efetuar a pesquisa de dimensionamento da reserva de gás no Conselho de Política Ambiental (Copam) e a previsão é de que o poço seja aberto no segundo semestre.

Com sede no Rio de Janeiro, a UBX informa que a abertura do poço permitirá medir o volume da reserva e a viabilidade de exploração comercial do gás. A Cisco Oil e Gás não revela o valor do investimento na perfuração em Morada Nova de Minas, mas estaria propensa a instalar uma termelétrica na região. O investimento na usina depende da confirmação de reservas de gás natural suficientes para gerar energia.

No ano passado, também em Morada Nova de Minas – no povoado de Pindaíbas –, foi feita a primeira descoberta de gás na Bacia do São Francisco. O poço pioneiro da bacia foi perfurado pelo consórcio formado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas (Codemig), Orteng Equipamentos e Sistemas, Delp Engenharia e Imetame Energia. No fim de abril, o governo de Minas Gerais informou ter recebido da Petrobras a confirmação da descoberta de um outro depósito de gás natural com grande potencial em Brasilândia de Minas, também na porção mineira da Bacia do São Francisco. O poço, denominado Oseas, fica distante 15 quilômetros da sede de Brasilândia.

Leia matéria completa...

Um comentário:

Lucas Donizete da Silva disse...

Lendo a íntegra da matéria, vi que este poço será perfurado próximo ao Vau das Flores. Isto me deixou mais animado. A represa não impede uma interação deste povoado com a sede do município tanto quanto no caso de Pindaíbas. Portanto, a sede não correrá risco de não ser beneficiada com a melhoria da infraestrutura, que, certamente, a exploração deste poço trará.