Boas Vindas

Seja bem vindo(a) ao meu blog e não deixe de visitar também os links relacionados, onde poderão ser visualizadas mais de 4000 fotos, além de vídeos de Morada Nova de Minas.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Governo de Minas empossa Comitê Estadual de Petróleo e Gás

Gil Leonardi/Secom MG
Solenidade de posse do Comitê Estadual de Petróleo e Gás
Solenidade de posse do Comitê Estadual de Petróleo e Gás
BELO HORIZONTE (01/07/11) - Criado por decreto do governador Antonio Anastasia, foi empossado nesta sexta-feira (1º), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, o Comitê Estadual de Petróleo e Gás. O principal objetivo do grupo, que será presidido pela secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, é fomentar a presença do setor no Estado e articular ações nos diferentes níveis de governo, sociedade civil e iniciativa privada para a elaboração e divulgação de instrumentos que contribuam para o aumento da competitividade da cadeia produtiva de petróleo e gás em Minas Gerais.

Para a secretária Dorothea Werneck, o desafio do comitê será enorme, voltado para o planejamento da atuação do Estado e das empresas privadas em relação não apenas ao potencial de exploração do gás da Bacia do São Francisco, como também do Pré-Sal.

“Este comitê será fundamental para que o Estado e a iniciativa privada elaborem juntos o melhor modelo de aproveitamento deste potencial, que pode significar um salto tremendo para o desenvolvimento de Minas Gerais”, afirmou a secretária.

O Comitê Estadual foi criado pelo Decreto 45.573, publicado em março de 2011 e é coordenado pelo vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho.

“Este fórum poderá avançar e preparar os empresários para uma nova realidade que começa a tomar forma, diante das notícias auspiciosas sobre o potencial de exploração da Bacia do São Francisco”, disse o vice-governador.

A Secretaria Executiva do Comitê será coordenada pela superintendente de Política Energética, Marina Meyer Falcão, da Subsecretaria de Política Mineral e Energética da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).

Setor de petróleo e gás em Minas Gerais

O setor de petróleo e gás em Minas Gerais possui atualmente 530 empresas cadastradas e certificadas na Petrobras e fatura por ano, em média, 22% da fatia nacional na parte de fornecimento de bens e equipamentos.

O Governo de Minas Gerais foi o principal incentivador do início da exploração de gás na porção mineira na Bacia do São Francisco. Recentemente, o Consórcio Cebasf formado por Orteng, Codemig, Delp e Imetame apresentou ao governador Antonio Anastasia os resultados dos estudos contratados para a avaliação do potencial de gás natural no município de Morada Nova de Minas, na região Central do Estado, que apontaram um volume estimado entre 176,5 e 194,6 bilhões de metros cúbicos de gás natural “in place”.

O reservatório encontrado é do modelo não convencional, tecnicamente conhecido por “tight gas” e está localizado numa área com extensão aproximada de 400 km², de um total de 2.918 km² do Bloco 132. Estudos geológicos das áreas remanescentes do Bloco terão continuidade, com o objetivo de avaliar possível incremento das reservas.

As primeiras avaliações indicam que a reserva na área objeto da pesquisa tem capacidade de produção para 25 anos, nos níveis que atendam os parâmetros econômicos. Após os estudos da reserva de gás natural, estão sendo iniciados os estudos econômicos, com a finalidade de estabelecer o valor dessa reserva, bem como a definição da forma mais adequada e econômica de produção do gás natural. A expectativa do consórcio é iniciar o processo de produção de gás natural em dois anos. 

O início da exploração de gás será um grande indutor do desenvolvimento econômico da região, caracterizada por um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e propiciará a atração de grandes empresas que utilizam o gás natural como insumo na produção.

Além do consórcio Cebasf, a Cemig também é detentora de quatro blocos na região, que abrangem 19 municípios mineiros, em parceria com a Codemig, Orteng, Sipet e Imetame, a Petra (26 blocos) e a Cisco (1 bloco). Até o momento foram perfurados dois poços na Bacia do São Francisco, sendo um pelo Cebasf outro pela Petrobras.

Composição

O Comitê Estadual de Petróleo e Gás é composto por 18 membros, incluindo representantes das Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); de Transportes e Obras Públicas (Setop); de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes); de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan); de Educação (SEE); de Trabalho e Emprego (Sete); do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi); Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig); Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig)

Os representantes da iniciativa privada são a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg); Petrobras, Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip); Associação dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) e do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP). Participaram também da solenidade de posse representantes de empresas privadas do setor.

Nenhum comentário: