Boas Vindas

Seja bem vindo(a) ao meu blog e não deixe de visitar também os links relacionados, onde poderão ser visualizadas mais de 4000 fotos, além de vídeos de Morada Nova de Minas.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Shell acirra disputa por gás na bacia do São Francisco

Empresa antecipa trabalhos na região, em projeto que tem 40% de participação da mineradora Vale, inicia pesquisas em seis municípios e pode fazer a primeira perfuração ainda em 2012

Marta Vieira
Publicação: 30/03/2012 06:00 Atualização: 30/03/2012 07:15
Recomeçou a corrida por reservas de gás na porção mineira da Bacia do São Francisco, que poderão significar a redenção econômica para municípios pobres das regiões Norte, Noroeste e Alto Paranaíba. A Shell do Brasil informou ontem que decidiu antecipar em dois anos o cronograma de pesquisas em Minas e deu início, no mês passado, aos trabalhos de levantamento sísmico em seis cidades: Arinos, Buritis, Unaí, Urucuia, Pintópolis e São Francisco. A primeira perfuração de poço visando a identificar a ocorrência de gás em escala comercial poderá ser feita ainda neste ano, segundo a companhia, que se associou à mineradora Vale na operação de cinco blocos na bacia licitados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O consórcio Cebasf, formado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas (Codemig) e as empresas Delp Engenharia, Orteng Equipamentos e Imetame, concluiu em fevereiro o plano de detalhamento e avaliação das reservas descobertas no ano passado, a partir de um poço perfurado em Morada Nova de Minas, distante 280 quilômetros de Belo Horizonte, para colocá-lo efetivamente em produção. O grupo aguarda para até o fim de abril a aprovação da nova campanha, de acordo com Humberto Zica, diretor do consórcio e um dos coordenadores do trabalho na Bacia do Velho Chico. Os acionistas já definiram para o segundo trimestre o começo da exploração em outros dois blocos, o 120, que se concentra em Buritizeiro e João Pinheiro, e o 127, que engloba os municípios de Três Marias e São Gonçalo do Abaeté.

A Petra Energia obteve, em 14 de fevereiro, a licença do Conselho de Política Ambiental do estado (Copam) para realizar as pesquisas em Japonvar, no Norte do estado, e formalizou em janeiro e fevereiro os pedidos para trabalhar em Claro dos Poções e Montes Claros, respectivamente, também no Norte mineiro. A empresa já havia entrado com o processo de licenciamento para perfurar poços exploratórios em Varjão de Minas e Lagamar, no Noroeste. A Petrobras, por sua vez, mantém a sua única concessão ativa em Minas no município de Brasilândia de Minas.

A exploração da Shell em Minas, que conta com a participação acionária de 40% da mineradora Vale, representa o primeiro projeto onshore (em terra) da empresa petrolífera, que prevê a aquisição de 1,1 mil quilômetros de dados sísmicos em 2D, alcançando 12 municípios. A companhia pretende concluir essa etapa inicial do processo exploratório no primeiro semestre de 2013. Em nota encaminhada ao Estado de Minas, a Shell informou estar dando prioridade ao recrutamento de mão de obra local para os trabalhos. Em Minas e no Maranhão, a empresa mantém 150 brasileiros trabalhando na pesquisa de gás.

Nenhum comentário: