Boas Vindas

Seja bem vindo(a) ao meu blog e não deixe de visitar também os links relacionados, onde poderão ser visualizadas mais de 4000 fotos, além de vídeos de Morada Nova de Minas.

sábado, 30 de junho de 2012

Governo sem Oposição = Governo sem Rédeas

Alguém disse um dia, talvez Nelson Rodrigues, que "toda unanimidade é burra". Rigorosamente está provado que isso é verdade, principalmente em se tratando de gestões públicas.

Até que ponto isso é bom para o Povo? É como se não houvesse erro algum na administração, mas todos sabem que ninguém acerta tudo à toda hora.
A oposição, feita com decência e de forma competente, fortalece a democracia. Sem oposição o governo tende a governar como quer e o padrão de competência é definido pelo próprio governo.

A oposição faz o contraponto, fiscaliza, oferece novas perspectivas e mostra quais devem ser os limites do governo. A oposição é que garante, a qualquer cidadão, o direito de manifestar livremente suas opiniões sobre aqueles que o governam. A democracia também depende de que posições conflitantes sejam toleradas, possam se expressar e estejam representadas no sistema político.

Apesar do amadurecimento político da grande maioria dos eleitores, muitos ainda se deixam levar pela força demonstrada por um candidato durante a campanha eleitoral. Imaginam que se o candidato está gastando muito dinheiro na campanha, que está recebendo apoio de muitos partidos ou de pessoas influentes, este será o melhor governante para o seu povo.

“A oposição política realmente é algo central não apenas para o funcionamento dos regimes democráticos como também para a própria caracterização do que seja um sistema democrático. (...) Sem oposição, não há fiscalização, não há pressão social por novas demandas, não há um fundamento para que a democracia continue funcionando” (Alcione Alvez).

Você tem idéia de como as alianças, coligações ou os conchavos são construídos? Através da troca de favores, ditribuição de cargos, arranjos pré-estabilecidos para eleições seguintes, financiamento da campanha, dentre outras. Mas tudo tem um preço, muitas vezes alto, e após a eleição ele terá que ser pago.

Nenhum comentário: