Boas Vindas

Seja bem vindo(a) ao meu blog e não deixe de visitar também os links relacionados, onde poderão ser visualizadas mais de 4000 fotos, além de vídeos de Morada Nova de Minas.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Reservas de gás mudarão economia de Minas Gerais

O gás natural descoberto na bacia do rio São Francisco, em Morada Nova (região Central), deverá ter impactos profundos na economia mineira, segundo avaliação do subsecretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Paulo Sérgio Machado Ribeiro, Segundo ele, o combustível, que ainda pode estar presente em outros blocos que serão prospectados, reduzirá a concentração do perfil econômico do Estado no setor minero-siderúrgico. Fora isso, as jazidas representam perspectiva de redução nos preços do gás que atualmente é fornecido pela Petrobras e distribuído pela Gasmig, informou Ribeiro.

A exploração de gás natural na bacia do rio São Francisco, em Morada Nova, na região Central do Estado, vai mudar o perfil da economia de Minas Gerais. A avaliação á do subsecretário de Desenvolvimento Mínero-Metalúrgico e de Política Energética da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Paulo Sérgio Machado Ribeiro.


Segundo ele, apesar de as dimensões da reserva ainda não terem sido confirmadas, o que deve acontecer até o fim deste ano. a exploração, comercialização e utilização  do combustível poderão diversificar a economia do Estado, hoje concentrada na mineração e siderurgia e na produção e exportação de commodities. como o minério de ferro e o café, que representam juntos mais da metade dos embarques mineiros.
"A exploração e a venda do gás natural de Morada Nova e a perspectiva de os outros blocos da região também terem grandes reservas abrem uma grande possibilidade para a diversificação econômica, agregação de valor às cadeias produtivas e geração de emprego afirmou o subsecretário, citando como exemplo a indústria de fertilizantes, "O gás tem múltiplas aplicações. E uma delas é suprir grande parte do consumo brasileiro de potássio, que é 95% importado. A produção de potássio no Norte de Minas era economicamente inviável, mas o uso da nova matriz energética.

A exploração, comercialização e utilização do gás poderão diversificar a economia do Estado, hoje concentrada na mineração e siderurgia e no café para separar o insumo da estrutura cristalina do mineral pode viabilizar a atividade na região", exemplificou.


Ribeiro revelou que a brasileira Amazon Mining já tem um projeto, denominado Cerrado Verde, que será implantado em São Gotardo, no Alto Paranaíba, para a produção de potássio. "O investimento será capaz de abastecer grande parte da demanda nacional", ressaltou.


O subsecretário lembrou ainda que a utilização do gás na cadeia de fertilizantes beneficiará a produção de diversos outros produtos químicos. Neste sentido, ele citou o aporte de USS 2 bilhões da Petrobras na construção de uma planta de uréia e amônia em Uberaba, no Triângulo Mineiro.


Além disso. Ribeiro destacou que a comercialização do insumo pode derrubar os preços cobrados atualmente pela Petrobras, única produtora no país, favorecendo a redução dos custos da indústria. A estatal cobra USS 9 por milhão de Btu para utilização do gás no mercado doméstico, enquanto que no ambiente externo o insumo é vendido um terço deste valor explicou,


Vale — O combustível também favorecerá os planos da Vale S/A de se tornar um player importante no mercado mundial de fertilizantes, A mineradora planeja produzir 3,4 milhões de toneladas de potássio e 12.7 milhões de rocha fosfática até 2015. Dos USS 24 bilhões em investimentos previstos para 2011 pela empresa, a área de fertilizantes receberá USS 2,5 bilhões.


O Projeto Salitre compreende aporte de RS 2 bilhões na construção de um complexo industrial e na abertura de unia mina em Patrocínio (Alto Paranaíba). A planta terá capacidade de produzir 560 mil toneladas/ano de ácido fosfórico, insumo intermediário para a produção de 1,2 milhão de toneladas de fertilizantes. Com aporte, a oferta brasileira de ácido fosfórico aumentará em 60%.


Alem do Projeto Salitre, a Vales Fertilizantes está investindo RS 462 milhões na unidade de Uberaba. O complexo compreende as plantas de ácido fosfórico, ácido sulfúrico, sistema de descarga de rocha fosfática e unidades auxiliares. Os investimentos aumentarão em 21% a oferta de ácido fosfórico da empresa, o que corresponde a 230 mil toneladas. No caso do ácido sulfúrico, a produção deverá ser superior a 502 mil toneladas, A conclusão da obra, iniciada no ano passado, devera ocorrer em 2011.


A Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda são a operadora do consórcio que detém direitos de exploração da reserva em Morada Nova, com participação de 30%. Além dela, o governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico dc Minas Gerais (Codemig), tem 49% dos direitos. A Delp Engenharia possui 11%, e a capixaba Imetame  10%. A destinação do gás natural, conforme a fatia correspondente, á de total autonomia de cada integrante do grupo Ribeiro: venda do gás pode derrubar os preços cobrados pela Petrobras.


Direitos foram arrematados em 2005


Os direitos de exploração do bloco 132 de gás natural, na bacia do rio São Francisco, foram arrematados na sétima rodada de licitações promovida pela Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em outubro de 2005, Quando foi realizado o leilão, o governo estadual informou que a demanda estadual de gás estava avaliada em 11 milhões de metros cúbicos mensais e que a oferta girava em torno de 3 milhões de metros cúbicos.


Em Minas Gerais, no leilão da ANP, foram licitados 128 mil quilômetros quadrados, divididos em 43 blocos. Deste total, 39 foram arrematados. As reservas da bacia do rio São Francisco já foram estimadas por empresas especializadas em 1 trilhão do metros cúbicos de gás, Na ocasião, além do consórcio liderado pela Orteníg, também arremataram lotes a Petrobras (seis lotes), a Geobras (nove lotes), a Oil MãC (21 lotes) e a Tarmar Terminais Aeromarítimos (um lote).


Na décima rodada de licitações da agência realizada em 2008, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) ficou com quatro lotes. Nesta oportunidade, dos 12 lotes que foram oferecidos nove foram arrematados.




Nenhum comentário: