Boas Vindas

Seja bem vindo(a) ao meu blog e não deixe de visitar também os links relacionados, onde poderão ser visualizadas mais de 4000 fotos, além de vídeos de Morada Nova de Minas.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Morada Nova de Minas - Mar Doce de Minas Gerais

Morada Nova de Minas
Mar Doce de Minas Gerais


Alguns a chamam de "A Princesinha do São Francisco", outros dizem que "Aqui é o Paraíso" e ainda há os que convidam "Venham ser Feliz Conoso". De fato, tudo que se diz é muito pouco para conseguir descrever uma terra de rara beleza.
Morada Nova de Minas, localizada na região centro-oeste de Minas Gerais é uma pequena cidade, pacata e muito aconchegante, de um povo acolhedor e hospitaleiro, que tem como principail atrativo, o eco-turismo e a pratica de esportes aquáticos. Circundada pelas águas do Rio São Francisco, Morada Nova de Minas pode ser considerada como a sede do mar doce de Minas Gerais, onde os moradenses e turistas podem aproveitar tudo que o Velho Chico pode oferecer.

A travessia da balsa que faz a ligação da cidade à BR-040, é apenas um aperitivo para os moradenses e turistas que visitam a cidade. Local ideal para se acampar, fazer passeios de barco e de jet ski,  nadar, praticar a pesca do famoso tucunaré, enfim, passar momentos agradáveis com sua família ou com seus amigos. Além das águas do Velho Chico, a hidrografia de Morada Nova de Minas é formada também por riachos, ribeirões e outros rios como Indaiá e Borrachudo, onde também é possível e muito comum a prática da pesca.

Com um clima tropical e com a abundância de água, a cidade tem atraído grandes empresas que buscam a exploração do carvão vegetal e a vegetação predominante do cerrado, vem dando lugar a grandes fazendas de eucalípto. Com a consicência ambiental, uma das soluções para recuperação da mata nativa é o investimento no turismo ecológico. Morada Nova de Minas é um diamante bruto, que precisa ser lapidado, para se tornar o maior polo turístico da região, preservando a natureza de forma sustentável.



Como em toda cidade do interior, a Igreja Matriz, que em Morada Nova é a de Nossa Senhora do Loreto, com sua paz e tranquilidade, além de passarmos um momento de fé e de meditação, é também um cartão postal da cidade e onde ocorre a tradicional festa de São Sebastião durante o mês de julho, em todos os anos.


Também, como em qualquer cidade do interior, a Praça Principal, aqui denominada Dr. Agenor Soares dos Santos, é ponto de encontro de famílias nos finais de tarde, para um passeio ou para tomar um sorvete com os filhos. À noite, a principal atração são os bares, onde se pode tomar uma bebida, acompanhada de um delicioso tira-gosto. No coreto da praça, em determinadas ocasiões já foram realizados alguns eventos, como roda de viola, banda de música e outros tipos de eventos.
O Carnamorada, que também já virou tradição, é realizado na Praça Dr. Agenor Soares dos Santos, época em que a cidade recebe turistas de diversas cidades, onde os foliões podem curtir um dos melhores carnavais da região, com alegria, paz , animação e muita diversão.

Outras festas tradicionais de Morada Nova são a Expomorada - Exposição Agropecuária, que ocorre geralmente no final do mês de julho, em todos os anos e a Festa do Peixe, que ocorre no feriado da Semana Santa ou no mês de Setembro.


 


Outras fotos da cidade, das festas e das paisagens de Morada Nova de Minas podem ser vistas em



Nenhum comentário: