Boas Vindas

Seja bem vindo(a) ao meu blog e não deixe de visitar também os links relacionados, onde poderão ser visualizadas mais de 4000 fotos, além de vídeos de Morada Nova de Minas.

sábado, 15 de outubro de 2011

Petrobras fará nova perfuração em MG

Fonte: Diário do Comércio

A Petrobras vai abrir novo poço de perfuração em Brasilândia de Minas, no Noroeste do Estado, em função do material recolhido com a primeira perfuração indicar que existe jazida de gás natural com valor comercial. A informação é do secretário de Estado de Desenvolvimento dos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, Gil Pereira.

"O poço deve ficar a cerca de 40 quilômetros de distância do primeiro furo feito pela estatal", confirma Pereira. Ele lembra, conforme já havia afirmado ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, que a Petrobras já teria em caixa cerca de US$ 1,2 bilhão para a construção de duas usinas térmicas para distribuição na região.

Além do novo poço exploratório, Pereira revela que o governo de Minas negocia a concessão de incentivos fiscais à estatal, tendo como contrapartida a garantia de compra de matéria-prima (óleo de mamona) para a usina de biodiesel da Petrobras em Montes Claros (Norte de Minas) dentro do Estado. "Atualmente pequena parcela dos insumos é adquirida em território mineiro", afirma.

O local onde a Petrobras está perfurando para confirmar a viabilidade da exploração fica próxima às recentes descobertas jazidas de gás natural na bacia do rio São Francisco, em uma área perto de Morada Nova de Minas, na região Central do Estado. O consórcio detentor dos direitos exploratórios no local já confirmou que o volume de gás natural encontrado em apenas uma pequena parte (400 quilômetros quadrados), do total da área de 2,9 mil quilômetros quadrados no município, varia de 176,5 bilhões a 194,6 bilhões de metros cúbicos.

Estimativa - Somente com a exploração do gás encontrado nesta parcela da jazida, o governo de Minas projeta uma geração de R$ 5 bilhões. No total, em toda a área, estima-se que a reserva chegue a 8 milhões de metros cúbicos por dia, o que equivale a quase 30% dos 28 milhões de metros cúbicos de gás natural fornecido diariamente pela Bolívia por meio do Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol).
O consórcio é formado pelo governo de Minas - através da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) -, com 49% de participação, Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda (30%), Delp Engenharia (11%) e pela capixaba Imetame (10%).

Além da estatal e do consórcio, possuem blocos exploratórios na região a Geobras (nove lotes), a Tarmar Terminais Aeromarítimos (um lote) e a Petra Energia S/A (24 blocos). Esta última, inclusive, obteve, recentemente, licença de instalação (LI) para a perfuração de poço exploratório em Presidente Olegário (região Noroeste).

Atualmente, a Petra Energia realiza as obras civis e de terraplenagem necessárias à instalação do poço, que deve atingir 4 mil metros de profundidade. A empresa ainda não confirmou o valor dos investimentos nas pesquisas, iniciadas em dezembro do ano passado.

A companhia fluminense possui 24 blocos exploratórios no Estado, localizados nas regiões Central, Alto São Francisco, Noroeste e Norte, além do Triângulo Mineiro. Os blocos em Minas Gerais foram arrematados pela empresa no 7º leilão da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), realizada em outubro de 2005.

Publicação: SRMG - Sede Regional MG

Nenhum comentário: