Boas Vindas

Seja bem vindo(a) ao meu blog e não deixe de visitar também os links relacionados, onde poderão ser visualizadas mais de 4000 fotos, além de vídeos de Morada Nova de Minas.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Caminhos de Minas para nos 138,1 Km. E o asfalto da estrada da balsa?

Lançado em junho de 2010, programa do Estado previa levar asfalto para 224 trechos, totalizando 7.775 quilômetros.
Ana Flávia Gussen - 21/04/2012 - 09:19

Lançado em junho de 2010 com o objetivo de levar asfalto para 224 trechos de estradas no interior mineiro, o programa do governo do Estado, Caminhos de Minas não conseguiu concluir nenhuma obra. Quase dois anos depois da cerimônia de lançamento, realizada na Cidade Administrativa, e que contou com a presença de 297 prefeitos beneficiados, apenas cinco trechos tiveram suas obras iniciadas.

Programa estruturante do governo do Estado, o Caminhos de Minas parece longe de alcançar sua meta, apesar de ser uma das principais bandeiras do Executivo. Dos 7.775 quilômetros prometidos, apenas 138,1 estão sendo pavimentados.

Legislativa um projeto de lei, pedindo permissão para contratar US$ 300 milhões junto à Cooperação Andina de Fomento. O PL denúmero 3.062 tramita em regime de urgência na Assembleia e, apesar de encontrar resistência da oposição, conta com a maioria da base de governo para votar a favor.

Das cinco obras previstas no Caminhos de Minas e que estão em andamento, três são em parceria com o Departamento Estadual de Rodagem (DER): 10,9 km em Brumadinho, 46 km em Conceição do Mato Dentro, e 45,8 em Jeceaba, todas na região Central.

Sob responsabilidade do Departamento de Obras Públicas do Estado (Deop) está em andamento o trecho que dá acesso à penitenciária de Governador Valadares, Vale do Rio Doce. Em convênio com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), foi iniciada a pavimentação de 3,1 km de São Manoel Guaiaçu, distrito de Dona Euzébia, na Zona da Mata. A pavimentação do trecho que liga as cidades de São Francisco e  São Romão, no Norte de Minas, está paralisada. São mais 24,9  quilômetros sob a responsabilidade do DER.

Outros seis trechos já estão com as empresas contratadas. As  informações são do portal de programas do DER e da assessoria de  imprensa da Secretaria de Estado de Transportes.  O governo de Minas não deu detalhes sobre o cronograma de obras.

Também não foi informado quantas obras poderão ser iniciadas,  caso o empréstimo de US$ 300 milhões seja liberado ao Executivo.  Por meio de sua assessoria de imprensa, a Setop, secretaria responsável pelo programa, informou que o Caminhos de Minas trata-se de uma extensão do Programa de Pavimentação de Ligações  e Acessos Rodoviários aos Municípios, batizado de Proacesso, lançado pela gestão estadual anterior, em 2002. De acordo com ogoverno, o objetivo é asfaltar estradas de terra, facilitando a  ligação entre os municípios.

O programa pretende beneficiar 303 municípios e contempla todas  as regiões, segundo informou o governo.

Fonte: Hoje em Dia

Nenhum comentário: