Boas Vindas

Seja bem vindo(a) ao meu blog e não deixe de visitar também os links relacionados, onde poderão ser visualizadas mais de 4000 fotos, além de vídeos de Morada Nova de Minas.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Eleitor consciente, para um futuro melhor!

Você sabe como é o financiamento de campanha?
O candidato e os partidos enfrentam muitos gastos para a propaganda eleitoral, elaboração de panfletos, uso de recursos audiovisuais, deslocamento, etc. Esses gastos podem ser cobertos por doações de pessoas físicas e jurídicas, às quais a lei impõe limites e exige transparência.

Infelizmente, porém, muitas vezes aqueles que doam e, também, aqueles que recebem preferem manter-se em segredo por conveniência. Isto facilita os desvios e abre as portas para o uso de recursos ilegais para a campanha.

Esta é uma das fragilidades do nosso processo eleitoral. Portanto, cuidado com os candidatos que fazem campanhas milionárias, ou que são financiados por grupos econômicos poderosos. Na realidade, além de arriscar cair em enganos como comprar o Voto do eleitor, esses candidatos podem estar comprometendo seu futuro mandato, pois aqueles que aplicaram dinheiro na sua campanha vão querer recuperar o dinheiro investido.

Após a eleição, o que implica o seu Voto?
Passadas as eleições, começa o mais profundo exercício da democracia:
O acompanhamento da atuação do candidato eleito, de preferência junto com a comunidade. Esse acompanhamento deverá ser feito através do apoio e das críticas construtivas, da apresentação de propostas e até mesmo da denúncia fundamentada, em casos mais graves.

O eleito é representante de todos os eleitores, tenham ou não votado nele e, para ser representante, deve ter a quem representar. O poder é do povo, o mandato é um serviço à cidade, ao estado ou à nação. A soberania é do povo que escolheu um, ou alguns, de seus membros para aquele serviço.

É, portanto, dever do cidadão e da cidadã acompanhar os passos de seu representante, não abandonar o eleito, mas cercá-lo de atenção crítica, para que o mandato corresponda aos interesses públicos.

Esse acompanhamento deve ser feito desde o período eleitoral por meio de um pacto, no qual, tanto o eleitor quanto o seu candidato deixam claro que existem responsabilidades dos dois lados e se comprometem a assumi-las, também através de um acompanhamento sistemático.

O marketing político !
Toda campanha política, necessita de uma gama de criadores, onde cada passo é uma nova criação. A criação nasce do confronto. Opor-se a seu cliente é uma necessidade profissional. Todo político é muito cortejado, não há candidato sem cortejo. Os seus assessores e aqueles que andam muito próximo a ele o cobrem de louvores que o sufocam. Mas, mesmo assim, ainda existem muitos políticos que, mesmo cercados de incompetentes assessores, bajulados o tempo todo, não conseguem abrir os olhos e enxergar o inverso da situação. Não conseguem sequer, perguntar para si mesmos, que produto estão oferecendo, que idéia estão transmitindo e que percepção os eleitores estão tendo.

Em marketing político, a comunicação é como uma droga. Em doses adequadas é medicamento, em doses elevadas é veneno fatal!
 
Campanha pelo Voto Consciente!

Nenhum comentário: