Boas Vindas

Seja bem vindo(a) ao meu blog e não deixe de visitar também os links relacionados, onde poderão ser visualizadas mais de 4000 fotos, além de vídeos de Morada Nova de Minas.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Há lugar para o gás de xisto no Brasil?

Segundo estudos recentes, o aumento da produção do Shale Gas (gás natural produzido a partir do xisto), nos próximos anos, pode mudar o mercado de energia no mundo e torná-lo uma das principais fontes de energia não renovável. Estimativas colocam o Brasil, num futuro próximo, no segundo lugar como o maior produtor do insumo depois dos Estados Unidos. Não obstante, como fica a situação do gás de xisto brasileiro diante da expectativa de oferta do gás associado do pré-sal?

A 9ª. edição do Gas Summit Latin America terá um seminário inédito para discutir a viabilidade da produção do Gás de Xisto (Shale Gas) no Brasil. O evento acontecerá no Rio de Janeiro, de 14 a 16 de maio, com a participação de grandes especialistas de vários países da América Latina. O Seminário está programado para a tarde do dia 14, enquanto as apresentações da sessão plenária ocorrem nos dias 15 e 16.

Para conduzir as discussões do seminário, o Informa Group convidou dois grandes especialistas que mostrarão como o Brasil deveria enquadrar o desenvolvimento do gás não convencional no planejamento energético nacional, tendo em vista o potencial desse gás para fortalecer o crescimento industrial do país. São eles o professor Hernani Chaves, vice-coordenador do INOG e professor do DEPA/UERJ, que apresentará quais são as áreas prospectivas com potencial não convencional no nível nacional, a importância do desenvolvimento do recurso face às características locais e a necessidade de regulação específica; e o diretor de E&P da Imetame Energia, Renato Darros, que traçará um panorama das atividades de E&P de gás não convencional na Bacia de São Francisco e os principais desafios técnicos, logísticos e regulatórios.

O seminário também contará com a presença do ex-ministro de hidrocarbonetos e energia da Bolívia, Álvaro Ríos Roca, que apresentará o processo de desenvolvimento dos campos de shale gas nos Estados Unidos, e identificará os impactos nos preços do energético no país e no comércio mundial de gás.

Por fim, para entender as verdadeiras repercussões do boom do shale gas na Argentina, país que ocupa o terceiro lugar no pódio de reservas estimadas do recurso, falará o diretor da TNS Latam, Fernando Meiter, apresentando o cenário atual da exploração de gás não convencional em nosso vizinho, identificando os desafios que o país deve enfrentar para alavancar investimentos em E&P e as possíveis repercussões desse desenvolvimento para a região, num futuro próximo.

A 9ª. Edição do Gas Summit Latin America é uma iniciativa do Informa Group com o patrocínio da Cogeração Energia, Testo, Compagas, GE, CEG Rio e Gas Natural Fenosa, além do o apoio de várias entidades do setor. As informações estão no site www.informagroup.com.br/gassummit e na central de atendimento, pelo telefone 11-3017-6808.

AGENDA:
9ª. Edição do Gas Summit Latin America
Data: 14 a 16 de maio de 2012.
Local: Windsor Barra Hotel, Rio de Janeiro, RJ
Organização: IBC, empresa do Informa Group
Informações: 11-3017-6808 ou imprensa@informagroup.com.br
www.informagroup.com.br/gassummit

Nenhum comentário: