Ei, você! Já se olhou no espelho hoje? Ao lavar o rosto e pentear os cabelos de manhã, já reparou que você e todo mundo têm a cabeça arredondada? Já viu que seu cachorro, gato ou passarinho também têm a cabeça nesse formato? Já pensou em por que razão todos somos assim?
A Lara, que tem 10 anos e vive em Morada Nova de Minas, nos fez esta pergunta (nada fácil de responder!). E quem nos ajudou foi a prof. Cláudia Carvalho, do departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG:
“Antes de mais nada, é bom a gente lembrar que o nosso corpo é formado por tipos diferentes de células. Enquanto você ainda estava na barriga da sua mãe, elas viajavam e se agrupavam em locais distintos, para formar seus órgãos, seus membros, sua pele e também sua cabeça. Então, a forma da cabeça, assim como de qualquer outra parte do corpo, é o resultado da viagem e do agrupamento das células. Mas não sabemos explicar os detalhes de como a forma de cada parte ou do todo vai se constituindo à medida que o embrião se desenvolve. Sabemos algumas coisas gerais como:
-Durante o desenvolvimento do embrião, as células interagem (ou melhor, se tocam) e este toque provoca algumas mudanças nas células.
-Existem interações que fazem com que algumas células se multipliquem mais ou por mais tempo em algumas regiões do embrião;
-Algumas interações fazem com que as células mudem de forma e se tornem, por exemplo, mais alongadas que outras;
- Esse “trânsito de células” em algumas regiões do embrião faz com que algumas delas morram;
Fonte: http://www.ufmg.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário