"Quando você tiver provado a sensação de voar, andará na terra com os olhos voltados para o céu, onde esteve e para onde desejará voltar". A frase de Leonardo da Vinci comprova que a vontade de voar acompanha a humanidade desde os tempos mais antigos. No século passado esse desejo se tornou mais palpável e acessível com os aviões, mas será que a idéia de voar foi realmente desmitificada?
De acordo com o professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG Paulo Henriques Iscold, quando se fala em aerodinâmica as pessoas costumam pensar em uma ciência intocável, e a ideia de voar ou construir um aeromodelo parece distante para muitos. A oficina Da aerodinâmica ao vôo, que será ministrada por ele busca justamente questionar essa idéia. “Voar não é assim tão complicado”, comenta o professor.
Por meio de princípios da física, como a equação de Bernoulli e o princípio da ação e reação, Paulo Iscold fará uma introdução à aerodinâmica, ensinará como construir um aeromodelo e, ao final da oficina, ele estará apto a voar. “Pode ser feito em casa”, comenta Iscold. “Será uma forma de dar acesso ao voo àqueles que não têm oportunidade”, completa. O aeromodelo consiste em uma asa de 1,20m de envergadura e massa de 500 gramas, feito principalmente de isopor e fita adesiva.
Esta é a 4ª vez em que a oficina será ministrada no Festival de Verão da UFMG. A atividade tem atraído alunos de várias idades. “A idéia de voar mexe com o subconsciente de muitas pessoas”, comenta o professor, ao abordar a motivação dos participantes.
A oficina acontece de 5 a 8 de março, das 8h às 12h; nos primeiros dois dias as aulas serão no Centro de Estudos Aeronáuticos, localizado no campus Pampulha; já nos dias 7 e 8 os alunos irão à Serra do Cachimbo, ao lado do Condomínio Retiro das Pedras. Haverá transporte gratuito, com saída da Faculdade de Ciências Econômicas (Face).
Oficina: Da aerodinâmica ao vôo
Professor: Paulo Henriques Iscold (UFMG)
Público-alvo: interessados em aviação, que já tenham cursado o ensino médio
Local: Centro de Estudos Aeronáuticos e Serra do Cachimbo
Inscrições: a partir de 21 de fevereiro pelo site www.ufmg.br/festivaldeverao
Preço: R$ 20
Nenhum comentário:
Postar um comentário