A eterna professora, diretora, secretária de cultura e pesquisadora Adelaide Santos e Dias inaugurou, no dia 05 de setembro de 2009, o Memorial de Morada Nova de Minas, um marco importantíssimo para a cultura de Morada Nova de Minas.
O memorial possui um belo e considerável acervo particular de fotografias e documentos de movimentos sociais, administrativos e políticos que vão desde a origem do município até os dias atuais.
Durante a inauguração, Dona Adelaide promoveu uma noite de autógrafos para o lançamento do livro “A SAGA DO NOSSO POVO”. É a primeira e única obra do gênero a registrar ou narrar de forma lúdica e pedagógica a história, a origem, a trajetória e os causos do povo Moradanovense.
Essas obras foram executadas com recursos próprios de Dona Adelaide, e com a colaboração de membros da comunidade. Elas exigiram da mesma vários anos de trabalho de pesquisa, resgate e recuperação de documentos que registram toda a história do município e das famílias que o desbravaram.
Com esse trabalho, Dona Adelaide resgatou a identidade de um povo, de uma comunidade que estava perdida. Salvou documentos que estavam se deteriorando e que, com o tempo, seriam extirpados para sempre. A importância dessa pesquisa e das obras pode ser resumida na seguinte frase: “Quem não sabe de onde vem e não sabe para onde vai, não sabe aonde quer chegar”, ou seja, está perdido.
O novo espaço está situado à Rua Frei Orlando, nº 411, centro, Morada Nova de Minas, e, está aberto diariamente para visitação pública e pesquisas escolares. Vale à pena visitar.
Para adquirir o livro "A Saga do Nosso Povo", entre em contato através do e-mail adelaidesdias@hotmail.com ou através do orkut Memorial de Morada Nova de Minas
O trabalho de pesquisa da Dona Adelaide continua e se alguém possuir fotos e documentos históricos, ou até mesmo casos acontecidos, e puder colaborar, poderá enviar o material para o endereço do Memorial ou entrega-lo pessoalmente.
Texto: Alberto Oliveira
4 comentários:
Parabéns à Dona Adelaide pela iniciativa e pelo belíssimo trabalho em nome da cultura e da história de Morada Nova de Minas.
É verdade Harley. O Memorial é um espaço excelente. Participei da inauguração e do lançamento do livro, que já li e reli. O pessoal que quer saber da História de Morada não pode deixar de ler. Sempre que vou a Morada, visito o Memorial, que está cada vez mais rico e mais visitado. Parabéns à Da. Adelaide pela Obra e a você por divulgá-la.
Nós, Amores no Velho Chico, passamos por sua cidade e batemos um longo e delicioso papo com Dona Adelaide. Uma senhora digna do nosso respeito e carinho, por sua determinação e competência. O livro, tão bem elaborado por ela, é uma excelente fonte de pesquisa para todos que sabem reconhecer o valor das raízes na construção da história.
Postar um comentário