Proteção de Matas Ciliares - IEF (Foto: Divulgação/Sisema) |
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) reforçou o trabalho de proteção e revitalização das Áreas de Preservação Permanente nas sub-bacias do rio Pará, na região Centro-Norte do Estado.
Recursos de cerca de R$ 500 mil provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e de R$ 350 mil do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro) permitiram um incremento na atuação do Instituto que beneficiarão a população de 14 municípios da região.
Com os recursos, o IEF promoveu o cercamento de aproximadamente 200 nascentes e implantação de 200 km de cercas para proteção de matas ciliares e de topo e recuperação de áreas degradadas nas sub-bacias do rio Pará. Os municípios beneficiados pelos programas foram Pará de Minas, São José da Varginha, Pitangui, Conceição do Pará, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Abaeté, Paineiras, Morada Nova de Minas, Três Marias, Presidente Juscelino, Cachoeira da Prata, Inhaúma e Fortuna de Minas.
O IEF ofereceu o material para o cercamento das áreas, como arame e mourões de eucalipto imunizados. A mão de obra e o transporte do material doado ficaram sob a responsabilidade do beneficiado. Em municípios como Leandro Ferreira e Conceição do Pará, as prefeituras deram o transporte dos materiais colocando-os dentro das propriedades beneficiadas.
Segundo a analista ambiental do Escritório Regional Centro-Norte do IEF, Ana Gabriela Fagundes, a parceria entre o governos Federal, Estadual, Municipal e os proprietários rurais da região foi extremamente produtiva. “Todos nós ganhamos e isso é muito visível no próprio comportamento pró-ativo dos produtores que se vêm valorizados e reconhecidos em suas intenções e ações”, ressalta.
Ana Gabriela Fagundes observa que a recuperação da cobertura vegetal contribuirá para evitar futuros problemas de disponibilidade hídrica na região. “Controlando a erosão, o desmatamento e o assoreamento, principais problemas que encontrados na Bacia, naturalmente melhorará a qualidade da água e do solo, a vazão dos cursos d’água será regulada com o aumentando do nível dos lençóis freáticos”, explica.
Os programas de fomento executados pelo IEF têm o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade e o aumento da disponibilidade dos recursos hídricos inseridos dentro das sub-bacias trabalhadas, gerando a melhoria na qualidade de vida das populações inseridas na região. A comunidade, também, se torna agente multiplicadora sensibilizando-se quanto à importância da gestão dos recursos hídricos e de seu uso com sustentabilidade.
A recuperação e proteção das áreas é uma das metas do Projeto Estruturador Conservação do Cerrado e Recuperação da Mata Atlântica do Governo de Minas que prevê a recuperação de 120 mil hectares até 2011. Os produtores interessados em participar dos programas de fomento do IEF devem se inscrever numa das unidades de atendimento do Instituto em todo o Estado. Os endereços dessas unidades podem ser encontrados na internet, no endereço www.ief.mg.gov.br/regionais-ief.
Fonte: Agência Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário