Boas Vindas

Seja bem vindo(a) ao meu blog e não deixe de visitar também os links relacionados, onde poderão ser visualizadas mais de 4000 fotos, além de vídeos de Morada Nova de Minas.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Consórcio mineiro a todo o vapor

[02.08.2011] 03h17m / Cláudia Siqueira

A nova campanha de perfuração no SF-T-132 está prevista para começar nos primeiros meses de 2012 e será realizada nos arredores das cidades de Biquinhas e Morada Nova de Minas, próximo ao poço 1-OR­TENG-1-MG, que confirmou a descoberta de um grande reservatório não convencional de gás, com volume estimado entre 176,5 bilhões e 194,6 bilhões de m3. A locação exata e a profundidade do novo po­ço estão sendo discutidas com base nos resultados da primeira campanha. A expectativa é de ter os deta­lhes definidos em dois meses, no máximo.


Em paralelo à definição da campanha, o consór­cio Orteng/Codemig/Imetame/Delp vem buscando no mercado uma sonda para seu segundo poço. As chances de o grupo vir a utilizar novamente a BHC­2, que perfurou o poço pioneiro, são pequenas, já que a unidade está em campanha para a Petra e de­ve executar outros poços para a petroleira.


O reservatório encontrado no SF-T-132, na re­gião de Morada Nova de Minas, é do tipo tight gas, conhecido por sua baixa permeabilidade e porosi­dade. Na avaliação da Orteng, operadora do bloco, a área tem potencial para produzir de 7 milhões a 8 milhões de m3/dia de gás, mas, por conta das di­ficuldades de produção, os primeiros volumes não devem ser extraídos antes de dois anos.


Ainda assim, o resultado no SF-T-132 deixou o consórcio bastante otimista com os trabalhos na região. “Estamos vivenciando um bom momento. Acabamos de descobrir um importante volume de gás, e como se não bastasse, a bacia tem uma exce­lente localização geográfica, perto de Belo Horizon­te e Brasília, que são grandes centros consumidores. Esse é o diferencial do São Francisco”, avalia Frederi­co Macedo, diretor de Óleo & Gás da Orteng.


O poço descobridor da Orteng atingiu profundi­dade final de 2,4 mil m e foi perfurado no ano pas­sado, entre julho e outubro. Antes do poço pionei­ro, o consórcio contratou, em 2009, mapeamento sísmico 2D de 300 km da Georadar, todo executado com explosivos.

Fonte: Portal Energia Hoje

Nenhum comentário: